sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como converter Oracle DB para MongoDB

Fala Pessoal,


Tenho pesquisado e estudado bastante as soluções NoSQL depois que grandes empresas passaram a integrar essa tecnologia como solução de escalabilidade para seus problemas. Discordo totalmente da visão de alguns profissionais os quais acreditam na total substituição dos bancos relacionais pelos NoSQL, isso para mim é sonho de programador que nunca soube escreve uma linha em SQL.
Mas acredito que é uma grande solução que pode ser integrada em quase todos os negócios junto com um banco relacional e outras soluções de cache e motor de busca, gerando assim escalabilidade, exemplos de arquitetura que integram as duas tecnologias como facebook e twitter mostram isso claramente. 


Usando como base a idéia do Jean Nascimento que criou um conversor de MySQL para MongoDB.
que esta disponivel no link :


http://imasters.com.br/artigo/17078/mongodb/como-converter-mysql-para-mongodb

Tive a idéia de criar um conversor de Oracle para MongoDb utilizando o PHP.


O MongoDB é uma aplicação de código aberto, de alta performance, sem esquemas, orientado a documentos. Foi escrito na linguagem de programaçãoC++. Além de orientado a documentos, é formado por um conjunto de documentosJSON. Muitas aplicações podem, dessa forma, modelar informações de modo muito mais natural, pois os dados podem ser aninhados em complexas hierarquias e continuar a ser indexáveis e fáceis de buscar. (Font Wikipedia)

Eu já vinha testando o MongoDB ha algum tempo e realmente é rápido e simples, não vejo sentido em benchmarks com um bancos relacionais pois acredito que em focos diferenciados. Acredito que o MongoDB é excelente para tudo o que não precisa ser relacional.


No link do Jean Nascimento acima tem a explicação para quem deseja instalar o MongoDB.


Segue o Link do conversor:


http://code.google.com/p/sql-hudson/downloads/list


Nenhum comentário:

Postar um comentário